2014-10-11

5 passos para uma casa mais sustentável

Em agosto desse ano nós tivemos o Overshoot Day. Você sabe o que é isso? O Overshoot Day marca a entrada do planeta no vermelho, ou seja, significa que a humanidade usou os recursos naturais da Terra disponíveis para todo o ano – isso em menos de 8 meses.

Nós ouvimos falar muito em sustentabilidade, empresas ecologicamente corretas, reciclagem, economia de energia, mas, na prática, isso realmente acontece? É por isso que desenvolvemos esse guia rápido para uma casa mais sustentável. A arquitetura, assim como o design e tantas outras profissões, tem influência direta no cenário que compartilhamos hoje. Ações que minimizem os gastos de energia e reaproveitem os recursos naturais são prioridades em nossos projetos.

Então, vamos lá! O que podemos fazer nas nossas casas – sem gastar muito – que vai ajudar na economia e preservação do planeta? 

Dica 1 – Pinte sua casa com cores claras!

As cores claras são ótimas para ampliar os ambientes, além de possibilitar uma maior reflexão de luz natural, ajudando na diminuição de luz artificial!  




Dica 2 – Priorize grandes esquadrias!

As esquadrias (janelas e portas) são pontos chave em qualquer construção. As esquadrias mais amplas, além de ampliarem a visibilidade do exterior, aumentam a entrada de luz e ventilação naturais, colaborando para uma casa mais saudável.



Dica 3 – Tenha áreas permeáveis!

As enchentes são problemas comuns em grandes cidades. Isso acontece devido à impermeabilização do solo, que impede a infiltração da água, e o excesso de lixo descartado indevidamente. Ter áreas permeáveis é permitir a infiltração das águas pluviais, seja por meio de jardins ou pisos apropriados que fazem esse papel.

Obs: Mais um motivo para você ter aquele belo jardim que sempre quis no seu cantinho!



Dica 4 – Captação de água da chuva!

Sistemas de captação de água estão cada vez mais acessíveis em custo e oferta. Hoje é muito mais fácil coletar a água da chuva que cai nas coberturas, para depois reutilizá-la na irrigação de jardins, descargas, etc.


Dica 5 – Use lâmpadas LED!

A iluminação artificial faz parte constante do nosso dia-a-dia. A substituição dessa iluminação por lâmpadas de LED é muito importante, pois além de consumirem menos energia, elas são altamente eficientes e duram em média 15 anos!



Bônus – Aqui vai uma sexta dica de bônus: A arborização é muito importante para a conservação do planeta. Em nossos projetos, sempre preservamos áreas verdes e buscamos incentivar a construção de jardins. Então, para fazer sua parte e ainda dar um toque especial na sua casa, que tal plantar uma árvore?


Esses foram os cinco passos para uma casa mais sustentável. Gostou? Já pratica algum deles? Compartilha com a gente! E lembrem-se, todos somos parte de um, cuide do mundo que você quer para os seus filhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário